A chegada da informática mostrou que o computador é hoje um recurso imprescindível na Educação. Mas, como garantir o uso correto da tecnologia? Segundo Roberta Bento, diretora de Educação do Planeta Educação, empresa especializada na implantação de projetos de informática educacional, " Não basta implantar um programa de informática nas escolas. É preciso que os professores saibam utilizar as novas e modernas tecnologias, proporcionando a seus alunos aulas mais envolventes, com diferentes possibilidades de exploração do conteúdo em questão. O que acontece na realidade é que a maioria das escolas precisa ainda capacitar seus educadores. O computador precisa ser entendido como mais uma ferramenta pedagógica, que vai possibilitar aos alunos aprofundar e ampliar conhecimentos em temas já estudados em sala de alula".
A modalidade online necessita de um professor que proporcione aos educandos oportunidades de construírem conhecimentos de forma colaborativa e interativa. Nesse sentido não cabe mais falar de um transmissor de saberes que não interage com seus alunos, pois sua atual função agora é proporcionar-lhes possibilidades de construírem seus próprios conhecimentos. Assim com as tecnologias digitais da informação e da comunicação, especialmente o da internet, vem propiciando o desenvolvimento de ambiente online de aprendizagem nos quais se dá a educação na modalidae online. Como exemplo, temos o CEDERJ onde os cursos do consórcio alternam momentos presenciais e a distância e utilizam material didático impresso e online, tutoria presencial e a distância, equipados com laboratórios, bibliotecas, computadores ligados à internet. Existe a alegação de muitos estudantes de não terem acesso à iternet, por isso, o consórcio CEDERJ afirma que para incluir digitalmente seus alunos, todos os polos oferecem laboratório de informática, buscando assim uma aprendizagem interativa.
No polo de São Fidélis, os alunos são cadastrados para terem acesso aos computadores do polo, tendo senha e logim, assim, usam o laboratório de informatica para realizarem pesquisas sobre questões que envolvem as AD/AP, verificam na plataforma as datas para realização das tarefas e ficarem autalizados sobre seus cursos e sobre cada disciplina em que estão matriculados, buscando junto como o tutor presencial a superação das dúvidas no manuseio do computador, além de trabalhos ligados ao curso, usam também para ampliar seus próprios conhecimentos. Realizam, também, o teste de proficiência para que seja possível avaliar o grau de conhecimento que os alunos possuem na área de informática e se tais conhecimentos abrangem as necessidades que precisam para serem isentos das aulas de informáticas.
Portanto, a introdução do computador na escola deve ser bem definida para que esta tecnologia continue para a melhoria do processo de ensino e que a aprendizagem seja aplicada com eficácia de ensino minstrado e a qualidade de aprendizado.
Oi Márcia!!
ResponderExcluirMuito interessante a sua proposta de abordar a nós mesmos como usuários dessa tecnologia e lembrar o CEDERJ como um grande, talvez o maior, Projeto de Tecnologia da atualidade.
Parabéns!
Adorei a matéria.
:)
Sua abordagem em relação a tecnologia na educação foi muito interessante. O CEDERJ é sem dúvidas um grande exemplo de como a informática é importante para quebrar barreiras que impedem o aprendizado, colocando todos próximos de futuro melhor com a educação superior.
ResponderExcluirConcordo plenamente, apenas ter uma laboratório não é o suficiente, é preciso preparar o corpo docente para usar essas novas tecnologias.
ResponderExcluirNandilene - Polo Cantagalo
Parabéns pela iniciativa, criatividade e desempenho na criação desta matéria sobre educação, que realmente é muito interessante. Desta maneira podemos trocar idéias e divulgar a educação que é algo tão importante e que por muitas vezes é esquecida.
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